segunda-feira, 23 de abril de 2012

1

Os cabelos do milho

Karlla Patrícia

Cabelo de milho

O milho tem aquela cabeleira, porque ele precisa daqueles fiozinhos para se reproduzir. Isso mesmo! Na verdade, os “cabelos” ou a “barba” do milho servem para transportar os grãos de pólen que vão fecundar os óvulos da espiga, dando origem aos grãos de milho, que são os frutos do vegetal.

Tudo isso acontece por causa de uma característica bem peculiar: para garantir sua reprodução, o milho possui os dois sexos na mesma planta, ou seja, é uma planta Monóica. O lado masculino é representado pelo pendão, a parte superior da planta que contém as flores com pólen. Já o lado feminino, representado pela espiga, tem como um dos sinais mais aparentes justamente aqueles cabelinhos, que chamamos de estigma.

Quando os cabelinhos do milho aparecem (pelo menos dois meses depois do plantio), o milho já está pronto para se reproduzir. Nessa hora, as flores liberam uma grande quantidade de pólen que pode chegar a 20 milhões de grãos por planta (uhhh!). Com a ação do vento, o pólen acaba sendo carregado e cai nos cabelos do milho. Em seguida, cada um dos grãos de pólen caminha por um fio e fertiliza um óvulo, gerando espigas. No final deste processo, a planta passa por uma espécie de “calvície” vegetal. Aqueles fios secam e caem facilmente do sabugo.

Texto publicado em:  http://diariodebiologia.com/2008/12/para-que-serve-o-cabelo-do-milho/

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...